Eu escrevo

Vídeo do Agrupamento que concorreu ao Concurso "Eu escrevo! - Ler o mar" do Plano Nacional de leitura (PNL)

A história de “A Pequena Sereia” de Hans Christian Andersen serviu de mote para a temática sobre o mar. Como a história fala de uma nau, o provérbio explorado pelo grupo foi:
“Nau grande pede mar fundo”.
Na área do conhecimento do mundo, explorámos a fauna, a flora e os seres míticos do mar, como as sereias. Fizemos pesquisa em livros, na Internet, em casa ou até mesmo através de vídeos. Por exemplo através do filme “O Nemo” aprendemos sobre os corais e o tipo de peixes que neles habitam que as crianças identificaram como tendo peixes de cores alegres.
Aprendemos nomes de peixes e escrevemos alguns. Verificámos que existem alguns maiores como as baleias ou os tubarões ou outros diferentes como as estrelas-do-mar, os caranguejos, os cavalos-marinhos, as medusas, animais espalmados como as raias ou as mantas, ou os que vivem no fundo do mar, etc..
Investigámos sobre os polos e os animais marinhos que aí habitam. Percebemos como é que a água do mar evapora e como se faz chuva, permitindo perceber como se realiza o ciclo da água, já que é o principal elemento dos mares.
Realizamos uma experiência com berlindes e balões para percebermos porque é que os barcos flutuam.
Com a experiência “Onde é mais fácil flutuar, na água doce ou salgada?” percebemos que no mar é mais fácil flutuar que nos rios. Vimos algumas imagens na internet sobre o mar morto e pessoas a lerem o jornal deitadas na água ou as pedras à beira mar cheias de sal.
Investigámos sobre os barcos, especialmente os antigos dos tempos dos príncipes (como o da sereia), com velas ou os mais modernos como os porta-aviões. E fizemos uma nau com material reutilizado. O tema da reutilização e reciclagem foi abordado já que é pertinente na preservação do mar. No 3.º período realizaremos uma exposição sobre o tempo que leva a decompor o lixo no mar.
Na linguagem oral e abordagem à escrita realizámos a identificação/produção auditiva de sons iniciais com a letra |P|, aprendemos como se escreve peixe, copiámos nomes de peixes, fizemos rimas com as palavras mar e sereia.
Permitiu-nos trabalhar conceitos matemáticos como fundo, grande/pequeno, dentro/fora, muito/pouco e contagens.
Na expressão musical aprendemos a canção “O Peixinho vermelhinho”, “Se eu fosse peixinho” e “10 peixinhos…”.
Na expressão motora fizemos o jogo dos peixinhos e o do Sr. Barqueiro/ A Falua.
Ao nível da expressão plástica foram vários os trabalhos: desenho sobre o mar, pintura de peixes, colagens, carimbagens, etc. Fizemos peixes com vários materiais: papel, conchas, caixas de ovos, esponja, lã, etc..
Na articulação com o 1.º ano construímos peixes tais mantas, tubarões, tamboril, raias e outras espécies, para a decoração do hall na semana da leitura, dedicada ao tema do mar.

Por fim construímos um cenário do mar tridimensional, aplicando algumas das aprendizagens realizadas, a que chamamos “Nau grande pede mar fundo”.

Educadora Bela Filomena

PARABÉNS!!!!!!!!!!

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Blogger news

Blogroll